facebook
loading
loading
Últimas novidades e informações
Últimas novidades e informações

WLTP: alterações e impactos no mercado automóvel

Em setembro de 2018, com a entrada em vigor do WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure – Procedimento Mundial Harmonizado de Teste para Veículos Ligeiros), assistimos a uma grande mudança no mercado automóvel, com todos os novos veículos matriculados no mercado europeu a passarem por novos ciclos de testes.

Mas o que trouxe de novo o WLTP?
Este novo ciclo de testes de homologação de consumos de combustível e emissões de CO2 vem substituir o anterior NEDC (New European Driving Cycle - Novo Ciclo Europeu de Condução), com o objetivo de fornecer dados de consumo e emissões mais realistas. Ou seja, há uma aproximação entre os valores comunicados e o desempenho real das viaturas. Mais rigoroso e com cenários mais dinâmicos - logo mais semelhantes ao comportamento em estrada - o WLTP é ainda complementado por um teste de emissões de gases poluentes (como as partículas e os óxidos de azoto) medido diretamente em estrada: o RDE (Real Driving Emissions – Emissões Reais de Condução). Este método pretende garantir que os resultados são um reflexo de cenários reais de condução.

Na prática, quais os benefícios do WLTP para o consumidor?
Os novos testes de laboratório que seguem um procedimento estandardizado e realista, permitem aos consumidores comparar o desempenho de diferentes modelos de viaturas. Logo, os clientes terão uma noção mais realista dos valores de consumo de combustível e emissões de gases, garantindo maior transparência e uma decisão de compra mais informada.

Que impactos causou a chegada do WLTP?
A maioria dos governos membros da UE aplicam impostos sobre o CO2 das viaturas (em Portugal, através do ISV e IUC) e, embora a Comissão Europeia tenha pedido aos Estados-Membros que evitassem o aumento dos impostos com a implementação do WLTP, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) e a Associação Automóvel de Portugal alertaram para um possível aumento do Imposto Sobre Veículos (ISV). Ainda assim, não se registaram subidas de imposto já que esta alteração foi acompanhada de um ajustamento a nível das taxas aplicadas, por parte dos governos.