PERGUNTAS FREQUENTES
Glossário de perguntas que com frequência nos são dirigidas.
O que é o Renting/AOV?
"Renting" é uma palavra de origem inglesa que significa "Aluguer a Longo Prazo".
O Renting ou Aluguer Operacional de Viaturas (AOV) é uma solução de financiamento automóvel materializado num contrato de aluguer de viaturas com prestação de serviços associado, por um período e quilometragem pré-determinado, mediante o pagamento de uma renda.
Qual a diferença entre um Renting/AOV e os outros tipos de financiamento?
O Renting/AOV, mais do que um mero modo de aquisição automóvel, afigura-se como uma
SOLUÇÃO GLOBAL, garantindo o acompanhamento da viatura/frota ao longo da vigência do contrato (Manutenção; Assistência; Consultoria).
Com o Renting/AOV, tratando-se de um aluguer, o Cliente paga apenas uma renda pela sua utilização, durante o período do contrato, com custos mensais fixos - e, por essa razão, previsíveis - mais reduzidos e sem correr riscos com a depreciação do bem.
O Renting/AOV pode ainda incluir um conjunto de Serviços associados à utilização da viatura (Revisões, seguro, manutenção, viatura de substituição...) com preços mais vantajosos.
Por outro lado, para as empresas, a contabilização da renda é simplificada e o bem não é contabilizado no seu balanço, não sobrecarregando o Ativo.
O que é necessário para obter uma operação em Renting/AOV?
Para obter uma operação de Renting/AOV o Cliente deverá:
- Escolher a viatura, identificando a Marca; Modelo; Cor; Cilindrada; Potência; Tipo de combustível e Extras, que poderá encontrar expresso num qualquer catálogo da marca;
- Definir o prazo que mais lhe convier (entre 12 e 96 meses);
- Indicar quantos quilómetros julga percorrer no prazo pretendido;
- Escolher os Serviços que pretende contratar, de acordo com as suas necessidades.
Posso escolher qualquer viatura?
A escolha da viatura é sempre da responsabilidade do Cliente pelo que pode escolher qualquer viatura nova, ligeira de passageiros, mista e comercial, até 3.500 kg de Peso Bruto e com lotação até 9 lugares e que esteja à venda em Portugal através dos concessionários oficiais das respectivas marcas.
O cliente pode ainda optar pela cor e extras que desejar, de acordo com o equipamento que a marca da viatura pretendida disponibilizar.
Quais os serviços incluídos no Renting/AOV?
O Renting/AOV inclui os Serviços Essenciais à utilização da viatura.
Adicionalmente poderão ser incluídos Serviços opcionais.
Serviços Essenciais:
- Compra e Financiamento da Viatura;
- Manutenção da Viatura;
- Gestão de Manutenção e Avarias;
- Apoio ao Condutor 24h / 365 dias por ano;
- Gestão Impostos;
- Gestão de Inspeção Periódica Obrigatória (IPO);
- Informação de Gestão da Viatura;
- Consultoria Geral;
- Gestão de Multas;
- Valor Residual Garantido;
Serviços Opcionais:
- Viatura de Substituição;
- Viatura de pré-entrega;
- Substituição de Pneus;
- Seguros / Gestão Sinistros;
- Cartão de Mobilidade Elétrica, Gestão de Combustível e Portagens (Empresas);
- Recondicionamento
O valor da renda é fixo?
O cliente pode optar por uma renda fixa - com custos pré-definidos e sem imprevistos, sustentada por uma taxa fixa ou, renda que varia (consoante o indexante) associado a uma taxa variável.
Qual o prazo mínimo e máximo?
O prazo mínimo é de 12 meses e o máximo de 96 meses para um contrato de Renting/AOV.
Qual a quilometragem máxima que posso contratar em Renting/AOV?
A quilometragem máxima que pode ser contratada é de:
- 200.000 Km´s para viaturas a diesel;
- 180.000 Km´s para as viaturas a gasolina e elétricas;
Poderão existir amortizações antecipadas?
Não existem amortizações antecipadas.
A rescisão contratual ou antecipação do contrato é possível a partir do 12º mês de vigência do contrato (de acordo com as condições contratuais).
O que está incluído na manutenção da viatura?
O serviço contratado inclui manutenção preventiva e corretiva.
Manutenção Preventiva:
- Revisões;
- Mudanças de óleo quando previstas pelo fabricante;
- Correções de todos os níveis mesmo quando não previstas pelo fabricante;
- Pneus quando contratados;
Manutenção Corretiva:
- Reparações que resultem do desgaste da viatura em condições normais de utilização.
O que não está incluído no serviço de manutenção?
O serviço de Manutenção não inclui:
- Manutenção e substituição de alarmes, auto-rádios, telefones e outros acessórios;
- Mudanças de óleo não previstas pelo fabricante;
- Lavagens, enceramentos, limpezas de estofos, de tapetes ou de alcatifas;
- Reparações por acidente, colisão, roubo ou incêndio, não cobertas pelo seguro.
- Reparações que resultem de causas imputadas à incúria do condutor (ex: Não cumprimento do plano de manutenção previsto).
Nota: O Cliente pode solicitar qualquer Serviço não contratado, utilizando para o efeito a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor.
A faturação será apresentada extra renda.
Caso se observe um desvio à quilometragem contratada, como proceder?
O Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor, por forma a verificar se é necessário efetuar um recálculo da renda contratada em função dos Km´s que se perspetiva para a viatura.
No decurso do contrato e, caso a viatura exceda em 25% a quilometragem contratada, a Locarent poderá recalcular a renda, com efeitos retroativos, para a nova quilometragem;
Se no final do contrato existirem desvios relativamente aos km´s contratados, proceder-se-á a acertos respeitantes a km´s a mais ou a menos percorridos.
É possível solicitar, pontualmente, à Locarent serviços não contratados?
Sempre que necessitar de Serviços não contratados, o Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor.
A faturação destes Serviços será apresentada extra renda.
Como posso incluir no contrato serviços inicialmente não contratados?
Sempre que desejar incluir no contrato Serviços inicialmente não contratados, o Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor.
Caso se estabeleça acordo entre as partes quanto à inclusão desses serviços, haverá lugar ao recálculo da renda.
Posso prolongar o contrato?
Excecionalmente é possível a extensão do contrato mantendo a mesma renda por mais 6 meses desde que não se verifiquem desvios significativos na quilometragem da viatura e desde que esta não se encontre próxima da quilometragem técnica máxima (200.000 km para viaturas a diesel / 180.000 km para viaturas a gasolina).
Para tal, o Cliente deverá entrar em contacto com a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor.
É possível instalar livremente acessórios na viatura?
O Cliente deverá proceder da seguinte forma:
- Caso queira incluir acessórios diferentes dos que a seguir se referem, o Cliente deverá pedir autorização à Locarent através da Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor;
- Se a autorização for concedida, tais acessórios passarão a fazer parte integrante da viatura;
- A incorporação de rádio, de telefone, de alarme e de equipamentos de som fica desde já autorizada pela Locarent, podendo aqueles, sob condição de que a viatura não fique danificada, serem removidos pelo Cliente aquando da devolução da viatura à Locarent no termo do contrato.
- Os custos decorrentes da manutenção e da reparação destes acessórios ficam, no entanto, excluídos da gestão.
Este modo de financiamento automóvel é mais barato?
É efetivamente, já que durante o contrato de Renting/AOV, o Cliente paga apenas a diferença entre o valor de aquisição da viatura e o seu valor de mercado estimado para o final do contrato (isto é, a sua desvalorização), não se sobre endividando.
O Cliente pode beneficiar ainda das condições de aquisição preferenciais (descontos) que a Locarent obtém junto das marcas, repercutindo-as na renda.
Paralelamente, todo tempo e custos administrativos e operacionais que o cliente assume, inerentes à gestão da viatura, deixam de existir.
Quem compra as viaturas?
A compra das viaturas é efetuada pela Locarent a qual consegue melhores condições decorrentes de protocolos celebrados diretamente com os importadores/concessionários.
Existe entrada inicial?
Em regra, não existirá entrada inicial, podendo esta ser aceite por acordo entre as partes.
Tenho destinada uma parcela do meu ordenado para financiar uma viatura. Com o Renting/AOV consigo usufruir de um carro melhor?
Sim. Na medida em que pode beneficiar de descontos privilegiados tanto na aquisição da viatura como nos serviços associados.
O Cliente, por comparação com outras formas de financiamento, paga uma renda menor pelo facto de só pagar o preço da viatura nova deduzido do valor esperado da mesma no final do contrato.
O que é o valor residual?
É o valor comercial futuro expetável da viatura no termo do contrato.
O valor residual será definido no início do mesmo.
É relevante para efeitos do cálculo da renda uma vez que é deduzido ao valor do financiamento.
Tenho sempre a viatura disponível?
Desde que contratualizado, a Locarent assegura-lhe a disponibilidade de uma viatura 24 horas / todos os dias do contrato, através de um serviço de viatura de substituição em caso de manutenção, avaria, sinistro ou roubo da sua viatura contratada.
Como proceder para requerer a viatura de substituição?
O Cliente deverá contactar a Locarent através da Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor.
A Locarent providenciará uma viatura de substituição de acordo com o contratado e entregá-la-á em local a combinar.
Caso não se encontre contratada, a utilização da viatura de substituição será faturada autonomamente.
Não tenho de me preocupar com a venda do carro no final do contrato?
Efetivamente. A viatura é propriedade da Locarent e a venda da mesma no final do contrato é da responsabilidade da Locarent, assumindo, esta, o risco inerente a essa alienação.
Quantas faturas recebo? E quantos interlocutores tenho?
A Locarent consubstancia toda a informação respeitante à gestão da viatura num único documento (simplicidade administrativa).
O cliente terá sempre um único interlocutor - A Locarent - não necessitando de contactar com o concessionário, com a seguradora, com a oficina, etc.
Com que periodicidade se efetua o pagamento das rendas?
Por regra, as rendas são mensais, com pagamento antecipado, podendo este prazo ser alterado por acordo das partes.
A Locarent efetua o pagamento do IUC da viatura?
Com efeito. O Cliente não tem de se preocupar.
A Locarent é o tutor da sua viatura e, portanto, assegura tudo o que esteja relacionado com o pós-venda.
O que fazer em caso de expiração do prazo do aluguer?
Após contacto da Locarent, o Cliente terá que devolver:
- A viatura;
- O auto de devolução (a fornecer pela Locarent) devidamente preenchido;
- O DUA (Documento Único Automóvel);
- O Dístico e Certificado de Inspeção periódica (quando aplicável);
- As chaves da viatura e código das chaves (quando aplicável);
- O rádio, frente destacável, cartão, código do rádio (quando aplicável);
- O manual de instruções;
- O livro de revisões;
- O Manual do Condutor;
- Cartão de Assistência Locarent.
Posso obter esclarecimentos sobre a fatura Locarent?
Sempre que pretender obter esclarecimentos sobre a factura, o Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor.
A quem pertence a propriedade da viatura durante o contrato?
A propriedade da viatura é da Locarent. O Cliente tem o Direito de Uso, pagando uma Renda pelo usufruto do mesmo, durante a vigência do Contrato.
Como é contabilizado o Renting/AOV?
A totalidade da Renda é registada como custo do exercício, numa conta de "Fornecimentos e Serviços Externos"; o IVA, se dedutível (ligeiros de mercadorias) - nos casos em que a venda ou exploração seja objeto da atividade da empresa; ligeiros mistos - nas viaturas com mais de 9 lugares, incluindo o condutor; ligeiros de mercadorias - para todos os casos) deve ser destacado do valor da renda e registado, na rubrica de IVA dedutível.
Como é tratado o Renting/AOV fiscalmente?
O tratamento fiscal para o Renting/AOV é o mesmo para as diferentes formas de financiamento automóvel (Leasing; ALD; Crédito Auto).
A diferença substancial reside no facto de, no caso do Renting/AOV, os custos resultantes do financiamento em Renting/AOV serem inferiores, acarretando impactos ao nível do imposto a pagar bem como da parcela a considerar para efeitos da aplicação do regime de Tributação Autónoma.
É possível deduzir IVA no Renting/AOV? Em que circunstâncias?
É, efetivamente, possível, observando as seguintes regras:
LIGEIROS DE PASSAGEIROS OU MISTAS
Não dedutível, exceto (nos termos definidos no artigo 21.º do CIVA):
- Viaturas cuja venda/exploração constitua objeto da atividade;
- Viaturas Mistas, quando o objeto de atividade o justifique;
- BEV (automóvel a bateria 100% elétrico) e PHEV (automóvel híbrido com alimentação através da rede elétrica (plug-in);
- Viaturas movidas a GPL (gás de petróleo liquefeito) ou GNV* (gás natural veicular).
VIATURAS COMERCIAIS
Dedutível.
COMBUSTÍVEL
- Gasolina: Não dedutível*;
- Eletricidade: Dedutível, quando utilizada em BEV ou PHEV;
- Outros (Gasóleo, GPL, Biocombustíveis): 50% dedutível*.
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O que fazer para renegociar o contrato?
O Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor, expor as condições com que pretende a renegociação solicitar aconselhamento sobre a melhor forma de adequar o contrato às suas necessidades e analisar a proposta de renegociação da Locarent.
A renda pode alterar ao longo do tempo?
Não existirão alterações ao valor das rendas no decorrer do contrato exceto nos casos:
- Alterações ao regime fiscal (Ex.:IVA);
- Em sequência de elevada sinistralidade, nos contratos de Renting/AOV com Seguro, contratado pela Locarent, por determinação da Seguradora;
- Alteração da legislação em vigor;
- No decurso do contrato e caso se verifiquem desvios em relação ao nº de Km contratados acima de 25%;
- Na eventualidade da taxa de juro definida no contrato ser variável com indexação à Euribor, podem verificar-se ajustamentos na Renda em função das variações registadas no indexante.
Que seguros são obrigatórios, e quais as coberturas?
É condição obrigatória, para celebração do contrato de Renting/AOV, a subscrição de um seguro de responsabilidade civil e danos próprios.
Esse seguro faz parte do pacote de serviços a oferecer ao Cliente com as seguintes condições base:
Coberturas e Garantias incluídas no seguro:
· Responsabilidade civil de € 50.000.000;
· Danos próprios: Choque, Colisão e Capotamento *;
· Furto ou Roubo;
· Incêndio, Raio e Explosão *;
· Fenómenos da Natureza e Atos Maliciosos *;
· Quebra Isolada de Vidros até € 1.250,00;
· Assistência em viagem, desde o Km 0 **.
* - Sobre estas coberturas incidem franquias opcionais a partir dos 2%;
** - A extensão territorial de Danos Próprios é confinada aos Países constantes na Carta Verde.
Quais as coberturas opcionais que posso incluir na apólice?
Complementarmente o Cliente poderá subscrever o Seguro de Acidentes
Pessoais / todos os ocupantes com as seguintes coberturas:
Opção 1:
· Morte ou Invalidez Permanente €25.000;
· Despesas de Tratamento €2.500,00;
· Despesas de Funeral: €2.500,00
Opção 2:
· Morte ou Invalidez Permanente € 50.000,00;
· Despesas de Tratamento € 5.000,00;
· Despesas de Funeral € 2.500,00.
No que consiste a gestão de sinistros?
A Gestão de Sinistros garante um apoio permanente ao Cliente em todos os aspetos burocráticos relativos à resolução de sinistros:
· Reboque;
· Marcação da Peritagem;
· Acompanhamento da Reparação;
· Veículo de Substituição durante a reparação (quando contratado);
· Comunicação permanente com o Cliente / Condutor.
O que fazer para marcar mudança de pneus, alinhamento de direção e calibragem das rodas?
O Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor, que lhe indicará a oficina apropriada para efetuar a operação.
Caso contratado ser-lhe-á fornecida uma viatura de substituição.
Posteriormente, deve dirigir-se à oficina e identificar a viatura com o Cartão de Assistência Locarent.
Se for para além do contratado, o que fazer para marcar mudança de pneus?
O Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor, que lhe indicará a oficina apropriada para efetuar a operação.
Caso contratado ser-lhe-á fornecida uma viatura de substituição.
Posteriormente, deve dirigir-se à oficina e identificar a viatura com o Cartão de Assistência Locarent.
Ao cliente ser-lhe-á informado do facto da intervenção não constar dos serviços contratados sendo apresentado um orçamento.
É possível alterar o prazo de um contrato de Renting/AOV?
Após decorridos 12 meses da data de início do contrato, o prazo contratado pode ser alterado.
A Locarent recalculará a renda mensal com efeitos à data de início do contrato (retroativos).
Para o efeito, o Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor.
É possível alterar a quilometragem de um contrato de Renting/AOV?
Após decorridos 12 meses da data de início do contrato, a quilometragem contratada pode ser alterada.
A Locarent recalculará a renda mensal com efeitos à data de início do contrato.
O Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor.
É possível rescindir antecipadamente um contrato de Renting/AOV?
Um contrato pode ser interrompido a partir do 12º mês existindo no entanto penalizações contratuais subjacentes a este ato, consubstanciadas numa indemnização do cliente à Locarent.
Para o efeito, o Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor.
O que fazer em caso de revisão?
O Cliente deverá proceder da seguinte forma:
· Marcar diretamente junto de uma das oficinas com protocolo Locarent ou através da Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor;
· Caso contratado, solicitar o fornecimento de uma viatura de substituição;
· Dirigir-se à oficina e identificar a viatura com o Cartão de Assistência Locarent;
· Certificar-se de que a revisão ficou registada no livro de revisões da viatura.
Como proceder em caso de reparação?
O Cliente deverá proceder da seguinte forma:
· Marcar diretamente junto de uma das oficinas com protocolo Locarent ou através da Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor;
· Caso contratado, solicitar o fornecimento de uma viatura de substituição;
· Dirigir-se à oficina e identificar a viatura com o Cartão de Assistência Locarent.
· Identificar a reparação a efetuar.
Como proceder em caso de avaria?
Nas situações em que a viatura ficar imobilizada ou ocorrer o acionamento de alguma "luz avisadora" de avaria em que o manual de instruções da viatura aconselha a sua imobilização:
Com seguro contratado pela Locarent:
· Contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor.
A partir desse momento a Locarent assegura todo o acompanhamento da viatura
· Reboque;
· Acompanhamento da Reparação;
· Veículo de Substituição durante a reparação (quando contratado);
· Comunicação permanente com o Cliente / Condutor).
Com seguro contratado por outro meio:
· Contactar a Assistência em Viagem da Companhia de Seguros.
· Caso não esteja contratado este serviço, contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor, sendo que os custos inerentes à reparação da avaria serão faturados extra renda.
O que fazer em caso de roubo da viatura?
O Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor, onde obterá os esclarecimentos sobre os procedimentos a efetuar.
Caso contratado, será disponibilizada uma viatura de substituição.
O que fazer em caso de acidente?
O Cliente deverá contactar a Linha de Apoio ao Condutor, constante do Cartão de Assistência Locarent ou do Manual do Condutor, onde obterá os esclarecimentos sobre os procedimentos a efectuar.
Preencher sempre a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A.).
Todos os procedimentos inerentes ao sinistro (Reboque; Marcação da Peritagem; Acompanhamento da Reparação; Veículo de Substituição durante a reparação (quando contratado); Comunicação permanente com o Cliente / Condutor) serão assegurados pela Locarent.