facebook
loading
loading
Renting vs. Leasing: descubra as diferenças
Renting vs. Leasing: descubra as diferenças

Renting vs. Leasing: descubra as diferenças

Nos últimos anos, o interesse no renting e leasing tem vindo a aumentar, à medida que particulares e empresas procuram soluções mais cómodas e sustentáveis. 

Descubra o que são estes dois modelos e o que os distingue. 

 

O que é o renting?

O renting é a alternativa para quem procura um carro novo com um custo mensal fixo, sem entrada inicial nem outros encargos.

Com a Locarent, os contratos de renting incluem um pacote de serviços que compreende a manutenção preventiva e corretiva, impostos, seguro, veículo de substituição, assistência em viagem e substituição de pneus, entre outros serviços. No final do período, o condutor pode optar por prolongar o contrato, fazer um novo, ou simplesmente entregar o carro.

O renting destina-se tanto a empresas como a particulares, que beneficiam de várias vantagens:

  • Previsibilidade de custos: Sem entrada inicial e com renda mensal fixa. Com todos os serviços incluídos, não precisa de se preocupar com custos adicionais.
  • Menos riscos: Os riscos de propriedade são assumidos pela Locarent, para que não tenha de se preocupar com a depreciação do automóvel ou flutuações dos valores de mercado.
  • Maior acompanhamento: Acesso 24/7 a uma linha de apoio ao condutor, especializada para lhe dar resposta a qualquer dúvida ou situação que surja. Acesso a reports disponibilizados no portal do Cliente para que esteja mais informado sobre tudo o que se passa com a sua frota ou viatura.
  • Renovação frequente da frota: No final do contrato, pode escolher o seu automóvel novo e adaptar o serviço à sua nova realidade. Assim, terá sempre acesso às novas gamas e às novas tecnologias automóveis. 

 

O que é o Leasing?

O leasing é uma forma de financiar a compra de um veículo por intermédio de uma locadora, que será a proprietária do bem, durante todo o período do contrato. Todos os meses, o cliente suportará uma prestação, sendo que, após o final do contrato, poderá optar pela aquisição efetiva do bem, que passará a estar em seu nome.

O leasing configura assim uma forma de aquisição do carro incluindo apenas o financiamento, isto é, o valor de compra do carro, mas não inclui qualquer serviço. Ou seja, o cliente além de liquidar a mensalidade, terá ainda, a seu cargo, de realizar todas as manutenções recomendadas pelo fabricante, as reparações de todas as avarias inesperadas, contratar um seguro automóvel com uma cobertura abrangente e de acordo com as condições estabelecidas no contrato, proceder ao pagamento do IUC e efetuar as inspeções periódicas obrigatórias sempre que necessário.

As principais diferenças entre renting e leasing

Renting e leasing são duas opções que lhe dão acesso a um automóvel sem necessidade de se descapitalizar. Mas as semelhanças terminam aí - o Renting é o futuro da mobilidade, o Leasing é apenas uma forma diferente de pagar o carro. Descubra todas as diferenças.

O renting não é uma compra

Apesar de parecerem modelos semelhantes, não são a mesma coisa. A finalidade do leasing é a aquisição do automóvel no final do contrato. No renting, os contratos são feitos por quilometragens e períodos limitados, sendo que o cliente paga uma renda mensal pelo uso do automóvel, que pertence à empresa de renting.

Mais serviços

Com o Leasing as manutenções, impostos, seguros e outros serviços são da responsabilidade do condutor. Já no Renting, este serviço assegura custos de manutenção, pacote de seguros, gestão de impostos, ou mesmo assistência em viagem.

Mais barato

O Renting é uma solução de aluguer automóvel de longo prazo, sem a necessidade de aquisição nem de pagar um valor de entrada. Por outro lado, é somente pago o valor de utilização em função do prazo e quilómetros contratados, desonerando o Cliente do custo da posse. Deste modo, e mesmo com serviços incluídos, a renda mensal é significativamente inferior aos tradicionais meios de financiamento automóvel, como o leasing, garantido-lhe maior conforto financeiro e tempo para se focar no que realmente lhe importa. 

Menos riscos

Se, no renting, o proprietário legal é a empresa que presta o serviço, no leasing, o dono do automóvel é o responsável. Só esta diferença, diferencia em muito as duas soluções de financimaneto automóvel.

Velocidade e flexibilidade

Com o renting a decisão é rápida, em apenas 48 horas, sem burocracias. E, como se trata de um aluguer de longa duração, pode trocar de carro com maior frequência, ajustar prazo e km quando for mais conveniente ou, ainda, gerir os serviços que estão integrados na solução.

Mais sustentável

Na opção de renting a escolha representa uma poupança de tempo e recursos e uma aposta na sustentabilidade. A renovação por viaturas ecologicamente mais amigáveis e a escolha de oficinas protocolodas com base em elevados níveis de exigência a respeito da pegada ambiental, são disso exemplo.

Conclusão: o renting é o futuro da mobilidade

Renting e Leasing são conceitos com finalidades e responsabilidades distintas. O objetivo do leasing passa por comprar um determinado bem, enquanto no caso do renting, a ideia subjacente é de utilizar o veículo durante um determinado período de tempo e quilómetros.

O Leasing é mais próximo do velho conceito de posse automóvel, com todos os custos e responsabilidades suportados autonomamente.

O Renting é o futuro da mobilidade: o utilizador dispõe do automóvel na medida em que necessita e não tem nenhuma das preocupações que advêm da posse do carro. É livre para mudar com maior frequência e, se algo acontecer, está protegido pela empresa de Renting.

 

Entre em contacto com a equipa especializada da Locarent e aceda a um renting personalizado às suas necessidades.