facebook
loading
loading
Últimas novidades e informações
Últimas novidades e informações

Renting automóvel: principais tendências para além de 2021

news image

Atualmente, devido à crescente preocupação com o meio ambiente e o impacto do automóvel no mesmo, estamos a viver uma transição energética, que nos está a conduzir dos motores a combustão para motores elétricos. Este momento de mudança, inexoravelmente é gerador de alguma incerteza no que toca à escolha da motorização, uma vez que ainda é difícil de perceber qual a opção que se apresenta como mais adequada, a longo prazo.

E embora os motores a combustão sejam já vistos como uma opção obsoleta e se estime que, no prazo de duas décadas, estas viaturas deixem de ser comercializadas, colocando em causa a expetativa de revenda, o que é facto é que hoje em dia continuam a ser as opções mais familiares.

Também é certo que a penetração dos motores elétricos e híbridos plug-in está a crescer significativamente, ganhando terreno junto das marcas, que apostam cada vez mais nestas soluções mais sustentáveis e com visibilidade no mercado. Mas será que a tecnologia já se encontra suficientemente madura para que seja seguro investir num veículo elétrico? E os temas relacionados com a autonomia e tempos de carregamento? Será que impactam no dia-a-dia de cada um ou de cada empresa?

As escolhas de qual a motorização a optar estão cada vez mais ligadas a uma nova mentalidade dos consumidores que revelam uma maior preocupação em escolher veículos mais amigos do ambiente do que veículos mais tradicionais, a combustão interna. E embora exista um longo caminho a percorrer para uma mobilidade verde, os primeiros passos já foram dados e já se fazem sentir no mercado automóvel.

Estamos numa verdadeira revolução automóvel que torna a tomada de decisão mais complexa e gera nos consumidores uma clara dúvida e insegurança pelo tipo de motorização a escolher.

Tendo em consideração esta nuvem de incerteza que se sente, o Renting apresenta uma grande vantagem face à aquisição, porque possibilita, entre outros, a escolha de determinada viatura por um período de tempo limitado, que pode variar, por norma, entre 1 a 6 anos, libertando o utilizador da preocupação de uma futura revenda da viatura agora escolhida. Ou seja, os consumidores podem escolher e experimentar uma viatura de determinada motorização, durante um determinado período de tempo, pagar uma renda que inclui um conjunto de serviços necessários à sua utilização e, quando terminado o contrato, optar por outra diferente, sem qualquer ónus com a venda em usado do veículo que escolheu.

Mas, independentemente da motorização, outro dos fatores que influencia a escolha de uma viatura é o conforto que oferece. Cada vez mais este é um elemento importante nas nossas vidas e algo que privilegiamos, tanto ao nível dos materiais do carro escolhido, para garantir uma viagem cómoda, segura e prazerosa, como pela vantagem que oferece por estar ao nosso dispor sempre que pretendido. Também aqui o Renting é Rei, pois permite uma cadência mais regular de troca de viaturas, modernas e alinhadas com as mais recentes tecnologias do mercado.

E este conforto ganhou uma nova faceta devido à mais recente pandemia que afetou as pessoas do mundo inteiro.

Inevitável será dizer que a COVID-19 fez com que a viatura própria fosse cada vez mais vista como um “equipamento de segurança individual”.

Num estudo realizado pelo Automóvel Club de Portugal, 69% das pessoas inquiridas afirma que continuará a privilegiar, nos próximos cinco anos, uma viatura própria. Tal deve-se a dois motivos principais: o conforto e a prevenção da saúde.

Mas ter um carro próprio não implica a necessidade de ter dinheiro para o pagar a pronto ou ter de se endividar. Existem soluções, nomeadamente o Renting, em que pode ter um carro para uso próprio, com serviços associados, através de uma renda mensal fixa, sem surpresas.

Isto porque, como todos sabemos, ter um carro não implica apenas o custo inicial que se paga pelo mesmo. Vai muito além disso, quer seja pelo seguro, revisões, manutenções, possíveis avarias e desgaste de peças, entre outros, que muitas vezes não é contabilizado no momento da compra e que nos acaba por surpreender mais à frente. No caso de carros mais antigos, estas “surpresas” são uma possibilidade mais acentuada e torna, muitas vezes, mais difícil de saber qual o verdadeiro custo de uma viatura.

Esta necessidade de existir um custo fixo é uma realidade facilmente colmatada pelo Renting, que engloba na renda mensal todos os serviços que o Cliente pretenda, desde o seguro, à manutenção, viatura de substituição, pneus, cartão de combustível, entre outros, permitindo-lhe, assim, conhecer à partida o valor que vai gastar mensalmente e até ao final do contrato, com a viatura. Mais, os serviços são escolhidos pelo cliente, ajustando às suas necessidades específicas.

Num dia-a-dia cada vez mais exigente, o Renting ajuda a simplificar decisões complexas, sendo a solução mais simples, fácil e económica, para ter à disposição um automóvel novo à escolha e com serviços adequados à realidade de cada um. Isto porque o Renting minimiza muitas das incertezas associadas à transição energética que estamos a vivenciar.

Acreditamos, por isso, que o Renting automóvel continuará a ser um modelo de financiamento cada vez mais procurado, quer por empresas, quer, crescentemente, por particulares.