facebook
loading
loading
Microprocessadores com excesso de procura condicionam entregas no setor automóvel.
Microprocessadores com excesso de procura condicionam entregas no setor automóvel.

Microprocessadores com excesso de procura condicionam entregas no setor automóvel.

news image

As causas

Num mundo cada vez mais tecnológico, acelerado com a democratização digital em tempos de pandemia, há cada vez mais procura por microprocessadores, vulgarmente designados por chips.

Esta procura é particularmente intensa no setor automóvel, com veículos tendencialmente mais tecnológicos e em conetividade.

Em paralelo, a maior fábrica mundial destes chips, a Renesas Eletronics, sofreu um forte revés na sua atividade quando as suas instalações foram consumidas por um incêndio, em março deste ano, o que adensou esta escassez.

 

Os impactos no setor automóvel

Como seria de esperar, esta situação está a ter um impacto económico e logístico elevado no ramo automóvel.

A nível mundial, várias produtoras automóveis veem-se obrigadas a reduzir a sua atividade, como são os casos da Mitsubishi Motors e da Nissan Motors, no mercado asiático. Somente na Nissan Motors, estima-se que o volume de cortes de produção, em 2021, seja de cerca de 500 mil unidades.

Já na Europa, a Stellantis, quarta maior produtora de carros do mundo, espera um maior impacto na produção neste trimestre do que nos primeiros 3 meses deste ano.

Em Portugal esta situação já provocou a suspensão da produção da Autoeuropa. No entanto, não é a única empresa do ramo a ser afetada: a fábrica que suporta, entre outras, a produção da Opel, Peugeot, Citroën, à semelhança da Bosch em Braga, está já a sentir dificuldade na operação, com repercussão nos prazos de entrega.

 

O que fazer?


Analisando a situação atual, a Locarent aconselha todos os que tenham intenção de adquirir ou renovar veículos, até ao 1º trimestre de 2022, que o façam o mais rapidamente possível de forma a prevenir problemas nas encomendas e entregas no futuro. Para cada caso, identificaremos oportunidades de stock em algumas marcas ou, em alternativa, proporemos uma extensão de contrato até que a situação estabilize.

 

A Locarent tem sempre disponível um gestor de aconselhamento com vista à melhor solução neste quadro. Contacte-nos!

PDF