facebook
loading
loading
Últimas novidades e informações
Últimas novidades e informações

Chegou a primavera: dicas para a manutenção do seu carro

news image

Com a mudança das estações, muitos de nós alteramos pequenos hábitos no nosso dia a dia, mas por vezes esquecemo-nos de verificar se o nosso carro está preparado para nos acompanhar.

Com a chegada da primavera, apresentamos os principais elementos a verificar no seu carro para receber os primeiros dias de sol, com uma condução segura e descontraída.

Filtros de Ar: a primavera é conhecida pelos seus pólens e pelas alergias que causam a muitas pessoas. Mas não é só a nós que afeta, impactando também os filtros de ar dos carros, podendo até danificar o motor e o ar condicionado. Em última instância, ao ter os filtros de ar entupidos pelo pólen, o seu carro pode perder potência, aumentar o consumo, aumentar a emissão de CO2, entre outros.

Pneus: com a mudança da temperatura, os pneus são afetados, pelo que é essencial confirmar a pressão de ar dos mesmos e a eventual necessidade de troca de pneus, para garantir a estabilidade adequada do seu carro e evitar a hidroplanagem nos dias de chuva da primavera.

Travões: é recomendado avaliar o estado dos travões e trocar as pastilhas a cada 20.000km, no máximo. Mas quando sentir o pedal dos travões pesado e que a distância de travagem está a aumentar gradualmente, é um bom indicador de que as pastilhas precisam de ser trocadas. Trave cuidadosamente e em segurança e esteja atento a qualquer alteração quando trava.

Limpa para-brisas: o desempenho das escovas é afetado com a mudança da temperatura que ocorre na mudança das estações, fazendo com que afete a visibilidade da estrada. Por isso, não se esqueça de verificar se as escovas continuam a fazer o seu trabalho da melhor forma e que não apresentam rigidez na borracha, manchas pretas ou sujidade ou que não fazem ruído excessivo.

Limpeza do carro: Por fim, mas não menos importante, nesta altura do ano, em particular, é muito importante assegurar a limpeza adequada do seu carro. Em primeiro lugar, existe uma produção considerável de resinas que pode danificar a pintura do carro. Mas, além disso, o pólen, dejetos de pássaros e insetos que se acumulam podem também prejudicar o carro e a sua pintura. Por isso, garantir a limpeza exterior frequente é o primeiro passo para garantir que a sua viatura não é afetada pelo efeito corrosivo destes elementos. Mas também a limpeza interior deve ser garantida, nomeadamente abrindo o capô do carro e removendo todos os detritos que aí existam.

Siga estas dicas de manutenção para uma condução segura e mais tranquila e desfrute dos maravilhosos dias primaveris.