facebook
loading
loading
Últimas novidades e informações
Últimas novidades e informações

7 dicas para proteger a sua viatura durante o confinamento!

news image

Numa altura de confinamento em que o uso das viaturas deixa de ser tão regular, garantir certos cuidados com a sua viatura é o primeiro passo para assegurar o seu bom funcionamento. Mas, na prática, que cuidados devemos ter?

  1. Manter a bateria carregada

As baterias dos automóveis descarregam com o tempo e quando a viatura está parada por longos períodos de tempo, pode inclusive descarregar totalmente, sendo este um dos problemas mais comuns no cenário que vivemos atualmente. Por isso, é recomendável pôr a viatura a trabalhar (mesmo ao ralenti) e, sempre que possível, a circular de forma regular, garantindo também a devida lubrificação de todas as componentes móveis (motor, transmissão, entre outras).

  1. Verificar a pressão dos pneus

Os pneus tendem a perder pressão quando a viatura está imobilizada, podendo provocar danos nas faces laterais em contacto com o chão. Para evitar o desgaste, aconselha-se o aumento da pressão dos pneus para compensar as perdas que vão ocorrer durante a imobilização da viatura.

  1. Encher o depósito de Combustível

Para evitar a acumulação de ar dentro do depósito e, por sua vez, a condensação e humidade em excesso, encher o depósito ajudará a reduzir a humidade e a impedir que os vapores de gasolina alcancem níveis muito elevados e, logo, perigosos. Este procedimento evitará também a absorção de impurezas quando a viatura voltar a ser utilizada.

  1. Escolher um local de Estacionamento adequado

Uma vez que a viatura poderá estar estacionada por longos períodos de tempo, é importante assegurar que o piso é liso, limpo e com menos tendência a humidade (como a calçada ou alcatrão). Além disso, um local sem árvores será preferível, para evitar que a pintura da viatura seja danificada pela seiva e folhas secas das árvores, para além de evitar uma eventual queda de ramos.

Alguns cuidados a ter neste campo é estacionar sempre com a mudança engatada e numa zona plana, para que não necessite de esforçar demasiado o travão, evitando a degradação das pastilhas e dos discos traseiros.

  1. Assegurar a Limpeza e circulação de ar na viatura

Manter o interior limpo para evitar a humidade desta altura do ano e abrir os vidros para que o ar circule no interior. Aproveite ainda para expulsar as bactérias mortas que se foram depositando nas tubagens. Para isso, com o motor a trabalhar e os vidros abertos, ligue o Ar Condicionado, sem qualquer ocupante no interior.

  1. Proteger a viatura com uma capa

Caso tenha essa possibilidade, cubra a sua viatura com uma capa. Além de ajudar a manter a viatura limpa, protege também o interior e exterior, tanto ao nível de pintura, como de plásticos, borrachas e tecidos, evitando custos desnecessários. Por outro lado, minimiza a presença de animais, que tendem a ocupar o compartimento do motor.

  1. Mantenha as rotinas de manutenção

Apesar de poder utilizar a viatura menos frequentemente que o habitual, é importante manter as revisões preventivas definidas, de forma a garantir que a viatura se mantém devidamente operacional e preparada para o regresso à rotina habitual.