facebook
loading
loading
Últimas novidades e informações
Últimas novidades e informações

União Europeia proíbe venda de novos carros a gasolina e gasóleo a partir de 2035

Não é novidade que o mercado automóvel está a passar por uma transformação energética, mas agora tivemos mais uma evidência da aceleração deste processo: a Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu aprovou a proposta (pertencente ao “Fit for 55”, o plano da União Europeia (UE) para a transição energética), que instaura a proibição da venda de novos carros a gasolina e gasóleo (incluindo os e-fuel) e que já tinha sido antecipado para 2035, promovendo a meta para uma mobilidade com zero emissões. Esta medida reforça também o objetivo de ter zero emissões em todos os setores, já em 2050.

Esta medida, sendo ratificada pelo plenário do Parlamento Europeu, vem reduzir em cinco anos o prazo para atingir o objetivo de deixar de comercializar carros novos movidos por combustíveis fósseis, passando de 2040 para 2035. É inegável o foco e apoio do Parlamento Europeu para alcançar a mobilidade rodoviária com zero emissões de CO2, num prazo de apenas 13 anos.

Agora, a Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu pretende ir mais além e, para estimular de forma gradual este processo, definiu ainda a redução de emissões em 20% para automóveis de passageiros e 15% para carrinhas e comerciais ligeiros, já em 2025.

Em 2030, a União Europeia ambiciona que 55% dos carros novos vendidos tenham zero emissões de CO2 e que, num espaço de apenas 5 anos (ou seja, em 2035), literalmente todos tenham zero emissões.

São medidas ambiciosas, num tema que não é simples, mas que está enquadrado com a orientação estratégica de reduzir a pegada ambiental e contribuir para um mundo sustentável.