Manual do Condutor

Quando a Locarent entrega as viaturas aos seus Clientes, disponibiliza uma pasta contendo as informações básicas de suporte para o apoio e procedimentos a ter para o bom andamento dos equipamentos.

 

DOCUMENTAÇÃO QUE DEVERÁ ACOMPANHAR A VIATURA

 

·         DUA (Documento Único Automóvel).

·         Contrato individual de Aluguer (dois exemplares).

·         Carta Verde ou, provisoriamente, cópia da carta verde (afixar dístico do seguro).

·         Cartão de Assistência (para identificação nas oficinas, ou cartão de combustível, quando contratado).

·         Livro de Manutenção (serviço/garantia do fabricante)

·         Declaração Amigável de Acidente Automóvel

·         Dístico de Inspecção Periódica (quando aplicável)

 

PARA UMA CONDUÇÃO MAIS CÓMODA E SEGURA

 

RESPEITE

Sempre o Código da Estrada.

 

VERIFIQUE

A pressão e o estado geral dos pneus.

 

VERIFIQUE

Regularmente os níveis do óleo e da água.

 

CUMPRA

O Plano de manutenção do fabricante (Livro de Manutenção).

 

RESPEITE

Os limites de peso e de passageiros da viatura.

 

ATENÇÃO

 

A verificação dos níveis de óleo e água é da sua responsabilidade.

 

Independentemente da periodicidade prevista pelo fabricante pode haver lugar à necessidade de correcção dos níveis de óleo em qualquer momento da utilização da viatura.

 

Mesmo entre as revisões previstas pelo fabricante eventuais correcções dos níveis de óleo são suportadas pela Locarent.

 

Independentemente dos sistemas avisadores que a viatura possua é necessária uma verificação regular dos níveis de óleo.

 

Os sistemas avisadores não são eficazes em todas as situações de modo que o único método 100% seguro de controlo de níveis é a verificação no motor.

 

A Locarent não se responsabilizará por qualquer avaria que resulte de uma utilização com níveis insuficientes de óleo ou água.

 

 

MANUTENÇÃO DA VIATURA

 

INCLUI

 

·         Revisões.

·         Mudanças de óleo quando previstas pelo fabricante.

·         Correcções de todos os níveis, mesmo quando não previstas pelo fabricante.

·         Reparações resultantes do desgaste normal da Viatura.

·         Pneus quando contratados.

 

 

EXCLUI

 

·         Manutenção e substituição de alarmes, auto rádios, telefones e outros acessórios, mesmo que sejam de série.

·         Mudanças de óleo não previstas pelo fabricante.

·         Lavagens, enceramentos, limpezas de estofos de tapetes ou de alcatifas.

·         Reparações por acidente, colisão, roubo ou incêndio, não cobertas pelo seguro.

 

 

O QUE DEVO FAZER EM CASO DE...

 

REVISÃO

 

·         Fazer directamente a marcação numa das oficinas aprovada (lista das oficinas aprovadas disponível através da Linha de Apoio ao Condutor e site Locarent).

·         Caso contratado, contactar a linha de apoio ao condutor para o fornecimento de uma viatura de substituição.

·         Dirigir-se à oficina e identificar a viatura com o cartão de Assistência.

·         Certificar-se de que a revisão ficou registada no livro de revisões da viatura.

 

REPARAÇÃO

 

·         Fazer directamente a marcação numa das oficinas aprovadas (lista das oficinas aprovadas disponível através da Linha de Apoio ao Condutor e site Locarent).

·         Caso contratado, contactar a linha de apoio ao condutor para o fornecimento de uma viatura de substituição.

·         Dirigir-se à oficina e identificar a viatura com o cartão de assistência.

 

 

AVARIA

 

Em caso da viatura ficar imobilizada ou se alguma luz avisadora de avaria for accionada, e de o manual de instruções da viatura aconselhar a imobilização.

 

A. COM SEGURO CONTRATADO PELA LOCARENT

 

·         Contactar a Linha de Apoio ao Condutor.

 

B. COM SEGURO CONTRATADO POR OUTRO MEIO

 

·         Contactar a Assistência em Viagem da Companhia de Seguros

 

Se não existir este serviço, contactar a Linha de Apoio ao Condutor, sendo que os custos inerentes serão debitados.

 

Caso contratado, contactar a linha de apoio ao condutor para o fornecimento de uma viatura de substituição.

  

O QUE DEVO FAZER EM CASO DE...

 

QUEBRA ISOLADA DE VIDROS

PREENCHER SEMPRE A DECLARAÇÃO AMIGÁVEL DE ACIDENTE AUTOMÓVEL

 

A. COM SEGURO CONTRATADO PELA LOCARENT

 

·         Contactar a Linha de Apoio ao Condutor.

·         Entregar a Declaração Amigável de Acidente Automóvel onde for marcada a reparação.

 

B. COM SEGURO CONTRATADO POR OUTRO MEIO

 

·         Contactar a Seguradora.

·         Contactar a Linha de Apoio ao Condutor para que seja indicada a oficina onde será efectuada a reparação.

 

VIATURA DE SUBSTITUIÇÃO

 

·         Caso contratada, contactar a Linha de Apoio ao Condutor.

 

MUDANÇA DE PNEUS ALINHAMENTO DE DIRECÇÃO, EQUILIBRAGEM DE RODAS

 

·         Caso contratado, fazer directamente a marcação numa das oficinas aprovadas (lista das oficinas aprovadas disponível através da Linha de Apoio ao Condutor).

·         Caso contratada, contactar a Linha de Apoio ao Condutor para o fornecimento de uma viatura de substituição

·         Dirigir-se à oficina e identificar a viatura com o cartão de assistência.

 

ACIDENTE

PREENCHER SEMPRE A DECLARAÇÃO AMIGÁVEL DE ACIDENTE AUTOMÓVEL

 

A. COM SEGURO CONTRATADO PELA LOCARENT

 

·         No caso da viatura ficar imobilizada, contactar a Linha de Apoio ao Condutor, e solicitar reboque e viatura de substituição.

·         Enviar a declaração para o fax: 21 441 98 12.

·         Enviar o original para a seguinte morada:

 

Locarent, SA

Lagoas Park Edifício 11 3º Piso

2740-270 Porto Salvo

 

B. COM SEGURO CONTRATADO POR OUTRO MEIO

 

·         Contactar a Assistência em Viagem da Companhia de Seguros.

·         Caso não exista este serviço contactar a Linha de Apoio ao Condutor, sendo que os custos inerentes serão debitados.

 

ROUBO

 

A. COM SEGURO CONTRATADO PELA LOCARENT

 

·         Contactar a Linha de Apoio ao Condutor, e caso contratado, solicitar o fornecimento de uma viatura de substituição.

·         Preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel e enviar para o fax 21 441 98 12.

·         Efectuar participação às autoridades para obter o auto de notícia do roubo.

·         Enviar o original e o auto de notícia para a seguinte morada:

 

Locarent, SA

Lagoas Park Edifício 11 3º Piso

2740-270 Porto Salvo

 

B. COM SEGURO CONTRATADO POR OUTRO MEIO

 

·         Contactar a Assistência em Viagem da Companhia de Seguros.

·         Caso não exista este serviço contactar a Linha de Apoio ao Condutor, sendo que os custos inerentes serão debitados.

  

EXPIRAÇÃO DO PRAZO DE ALUGUER

 

APÓS CONTACTO DA LOCARENT DEVERÁ DEVOLVER:

 

·         A Viatura;

·         O auto de devolução devidamente preenchido;

·         DUA (Documento Único Automóvel);

·         O Dístico e Certificado de Inspecção periódica (caso tenha sido efectuada);

·         Indicar o n.º de chaves devolvidas e código das chaves;

·         Código do Alarme (quando aplicável);

·         A chave de código (quando aplicável);

·         O rádio, frente destacável (cartão) e código do rádio (quando aplicável);

·         O manual de instruções e o livro de revisões da viatura; O Cartão de assistência

 

 

CONTACTOS ÚTEIS

 

LINHA DE APOIO AO CONDUTOR

 

Cliente Caixa Renting

Linha de Apoio ao Condutor 800 200 032 em Portugal ou (+351) 21 440 50 29 no estrangeiro

 

Cliente NB Renting

Linha de Apoio ao Condutor 800 206 539 em Portugal ou (+351) 21 383 55 70 no estrangeiro

 

E-mail: apoio.condutor@locarent.pt

 

Sede

LOCARENT - Companhia Portuguesa de Aluguer de Viaturas, S.A.

 

Lagoas Park, Edifício 11, 3º Piso

2740-270 Porto Salvo

Tel. (+351) 21 487 35 00

Fax.(+351) 21 423 27 00

 

Delegação Norte

LOCARENT - Companhia Portuguesa de Aluguer de Viaturas, S.A.

 

Edifício Tower Plaza - Escritório 13º C

Rotunda Eng.º Edgar Cardoso, Nº 23

4400-676 Vila Nova de Gaia

 

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